Capão Bonito, 18 de julho de 2024

Capão Bonito- Comportamento- Destaque

Secretarias reativam Projeto Hortas Sustentáveis

Capão Bonito- Comportamento- Destaque

Secretarias reativam Projeto Hortas Sustentáveis

HORTAS SUSTENTAVEÍS – A Secretaria Municipal de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação reativou o Projeto de Hortas Sustentáveis nos espaços ociosos de escolas.

O projeto está acontecendo com resultados positivos na escola municipal “Elias Jorge Daniel”, na Vila Aparecida, maior bairro da cidade.

Segundo a Secretaria de Agropecuária, o objetivo é que a horta seja comandada após a efetiva implantação por professores e alunos da escola, agregando valor nutricional ao cardápio diário da merenda.

Na Elias Jorge Daniel, o projeto possibilitará que os alunos manuseiem sementes e mudas hortaliças, aprendendo o processo de germinação e desenvolvendo valores relacionados à Educação Ambiental.

Além de conciliar a teoria e prática, os produtos cultivados não têm adição de agrotóxicos.

Como obter uma horta? É simples basta o diretor de cada unidade enviar um ofício a Secretaria de Agropecuária solicitando a instalação de uma horta e/ou pomar.

O oficio será protocolado e entrará no cronograma de execução, após o Departamento de Meio Ambiente enviar uma equipe responsável pela implantação, coordenados pelo técnico Roberto Sonvesso que fará uma vistoria do local e preparar um plano de trabalho.

Nas hortas são plantadas diversos tipos de verduras e hortaliças como couve, manjerona, cenoura, manjericão, alface, hortelã, bálsamo, rabanete, citronela, camomila, cebolinha, orégano, tomilho, alfavaca, etc. E nos  pomares  o plantio de mudas frutíferas como pitanga, araçá, fruta do conde, amora , castanha do maranhão, romã, nêspera , etc.

“Nas hortas e pomares além de praticarmos a ação de Educação Ambiental. Nós também reutilizamos os pneus inservíveis da frota municipal, que servem tanto para a construção dos canteiros quanto para o aspecto paisagístico do local, as crianças aprendem a cuidar do meio ambiente e estes pneus deixam de ser um criadouro do mosquito transmissor da dengue, além disso, as verduras cultivadas na escola acabam garantindo uma merenda mais saudável aos estudantes”, destaca o secretário – Reinaldo Daniel Jr.

Os alunos assumem a responsabilidade de plantar, cuidar e garantir o desenvolvimento da horta, em cada escola tem o auxílio de um monitor.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também