Capão Bonito, 18 de julho de 2024

Capão Bonito- Destaque

Marco Citadini assina convênio e oficializa implantação da Univesp em Capão Bonito

Capão Bonito- Destaque

Marco Citadini assina convênio e oficializa implantação da Univesp em Capão Bonito

Serão oferecidas 150 vagas, sendo 50 para Pedagogia, 50 para Matemática e 50 de Engenharia da Computação. O polo será no Centro Educacional Paulo Freire

O município de Capão Bonito foi um dos contemplados pelo Governo de São Paulo para receber um dos novos polos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Para formalizar a conquista para o fortalecimento do Ensino Superior na cidade, o prefeito Marco Citadini participou nesta última terça-feira, dia 3, do ato de assinatura do convênio promovido no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Márcio França.

De acordo com o prefeito Marco Citadini, a vinda do novo polo da Univesp representa o conceito de gerar oportunidade a centenas de pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de cursar Ensino Superior e também aos jovens que saem do Ensino Médio, muitas vezes, sem perspectivas. “É uma excelente oportunidade para cursarem graduação gratuita e de qualidade, no padrão das melhores universidades do país, ou melhor, padrão USP, Unesp e Unicamp”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

O projeto para implantação do polo em Capão Bonito foi conduzido pela Secretaria de Governo, atualmente comandada pelo jornalista e cientista político Francisco Lino, e pela Secretaria de Educação, gerenciada pelo engenheiro Marcelo Varela. O Município foi um dos primeiros a apresentar toda a documentação exigida pela Univesp. “Por determinação do prefeito Marco Citadini, demos prioridade ao projeto da Univesp e apresentamos todos os documentos exigidos e com apoio da Câmara Municipal, conseguimos aprovar um crédito suplementar para o investimento de um novo e moderno laboratório de informática e rede de internet”, explicou Francisco Lino.

O espaço físico do Polo da Univesp em Capão Bonito será no Centro Educacional Paulo Freire, e para isso, a Municipalidade está adequando um espaço específico que integrará, além da Univesp, aulas de Informática para alunos da Rede Municipal. “A ideia é otimizar o uso do laboratório de informática, sendo que de manhã e à tarde, podemos utilizar para as aulas de informática da Rede Municipal e à noite, disponibilizamos todo o espaço para os universitários da Univesp e, é lógico, tendo flexibilidade nas alterações de uso”, completou Marcelo Varela.

Os alunos de Capão Bonito contarão com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizarão atividades como provas e discussões em grupo nos espaços disponibilizados no Centro Paulo Freire. No local, também podem ser solicitados serviços da secretaria acadêmica, assim como esclarecimentos sobre o sistema AVA. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também poderão ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv.

Supervisores e mediadores – novo modelo pedagógico

Em junho de 2018, a universidade deu início à implantação do novo modelo pedagógico, com a abertura do processo de seleção para a contratação de 1.100 mediadores presenciais e 94 supervisores. De acordo com a presidente da universidade, a presença do mediador nos polos garante a excelência na qualidade de aprendizagem.

“Além do apoio virtual e dos supervisores, teremos o profissional no polo para auxiliar os estudantes. Acredito que dessa forma, a assistência ao aluno é ainda mais eficaz e garante a interface com os municípios parceiros”, explica o prefeito Marco Citadini.

Os supervisores serão responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos cursos de graduação da Univesp. As atribuições serão realizadas em 40 horas semanais. O profissional acompanhará as atividades discentes virtuais conforme cronograma do curso, orientará os mediadores de ensino nas publicações nos fóruns e em diversas atividades, entre elas, nas iniciativas presenciais com os alunos, no plano de estágio e Projeto Integrador.

Já o mediador presencial também deverá dispor de 40 horas semanais e realizar a interlocução e a comunicação dos conteúdos programáticos entre o autor da disciplina e os estudantes, acompanhar o desenvolvimento das atividades discentes presenciais e virtuais conforme cronograma, estabelecer contato permanente com os estudantes por meio da plataforma AVA e orientar grupos de forma presencial e online, no desenvolvimento de atividades acadêmicas avaliativas.

Vestibular 2º Semestre de 2018

A Univesp realizou de 25/05 a 19/06 o vestibular com 38 mil inscritos, que disputam 21.650 vagas para Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública, em parceria com o Centro Paula Souza.  A prova acontecerá no dia 08/07 em mais de 120 polos do Estado. O gabarito será divulgado em 10/07 e as matrículas deverão ser realizadas entre os dias 01 e 03 do agosto, nos próprios polos escolhidos pelos candidatos. O início das aulas deverá ocorrer em 13/08.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também