Capão Bonito, 18 de julho de 2024

Destaque- Política

Guilherme Mussi se despede da Câmara dos Deputados

Destaque- Política

Guilherme Mussi se despede da Câmara dos Deputados

Parlamentar do Progressistas foi o que mais destinou recursos para Capão Bonito e demais municípios do Sudoeste Paulista

O deputado federal Guilherme Mussi (Progressistas), que não disputou a reeleição em 2022, usou suas redes sociais para se despedir oficialmente do cargo que exerceu ao longo dos últimos doze anos.  Na publicação, o tom de foi de gratidão: “Quero agradecer a todos pela convivência, amizade e aprendizado”, disse.

Mussi ainda ressaltou, entre linhas, o seu perfil de político articulador e estrategista ao citar o seu bom relacionamento com “colegas de diversos campos políticos”. O parlamentar encerra seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal e durante sua trajetória no Congresso Nacional, se destacou pela habilidade na articulação política e se consolidou como uma importante liderança nacional, principalmente no Progressistas, onde também atuou como presidente estadual de São Paulo, inclusive, vencendo a disputa interna contra o ex-governador Paulo Maluf.

Seu prestígio entre os políticos se materializava nos eventos que promovia em sua propriedade rural na cidade de Capão Bonito, onde reunia prefeitos, vereadores, deputados, senadores e governadores de partidos antagônicos. Em 2018, Guilherme Mussi conseguiu colocar no mesmo ambiente adversários como Márcio França (PSB) e João Doria (PSDB), então postulantes ao Palácio dos Bandeirantes, Kassab (PSD) e Rodrigo Garcia (PSDB), aliados e depois adversários, entre outros.

Porém, o grande legado que Guilherme Mussi deixa nessa sua primeira passagem pela política é o volume recorde de recursos estaduais e federais que conseguiu e destinou para a região do Sudoeste Paulista. Quem conhece a história político-administrativa desse núcleo do território paulista, sabe que agora há uma consolidada divisão histórica: o antes e o depois do mandato do deputado federal Guilherme Mussi.

Nenhum político conseguiu tanto quanto Guilherme Mussi para o Sudoeste Paulista. Além das cidades polos como Capão Bonito, Itapetininga, Itararé e Itapeva, pequenas cidades, antes descartadas do mapa governamental, receberam verbas que possibilitou transformações urbanas e avanços nas políticas públicas de Saúde, Educação e Social.

Cabe ainda destacar o seu trabalho junto ao Hospital Amaral Carvalho de Jaú, um dos mais respeitados hospitais de tratamento de câncer do país, e que recebeu mais de R$ 10 milhões nesses últimos anos de emenda parlamentar do mandato do deputado Guilherme Mussi.

Em reconhecimento, o hospital inaugurou em maio de 2022, uma nova ala de internação e que foi batizada de “Unidade de Transplante de Medula Óssea Guilherme Mussi”.

Nas eleições de 2022, Guilherme Mussi indicou o nome do empresário Maurício Neves para de uma vaga no Congresso Nacional, e que se elegeu com 129 mil votos. Entretanto, a publicação deixa uma dúvida: será um “adeus” ou “até logo?

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também