Capão Bonito, 18 de julho de 2024

Educação

Programa auxilia estudantes municipais na iniciação científica

Educação

Programa auxilia estudantes municipais na iniciação científica

O Programa Futuro Cientista (PFC), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus Sorocaba), está em seu quarto ano consecutivo de atuação em Capão Bonito, e é hoje, um dos principais instrumentos apoio complementar no aprendizado dos estudantes de escolas municipais e um auxílio importante para a iniciação científica.

Segundo a Prefeitura, atualmente o programa atende mais de 100 alunos das escolas Oscar Kurtz Camargo, Maria da Conceição Lucas Mieldazis, Faustino Cesarino Barreto, Governador André Franco Montoro, do Turvo dos Almeidas, e João Laurindo da Silva, do bairro rural Ana Benta. Para o prefeito Marco Citadini, que renovou o convênio com a Ufscar, “o projeto desperta nos estudantes o interesse pelo conhecimento científico e os motiva a ingressarem no Ensino Superior”.

O Futuro Cientista realiza um trabalho contínuo de acompanhamento dos alunos que fazem parte do programa e consolida os conhecimentos adquiridos em salas de aula através do contato prático com experimentos. “O projeto visa adotar cientificamente o estudante de baixa renda com perfil e potencial para empreender e se tornar um cientista, investindo em sua formação básica, o preparando para superar as dificuldades e alcançar seus objetivos”, explicou o diretor presidente e coordenador do Programa, professor Dr. Fábio de Lima Leite.

O coordenador explica ainda que, durante o ano letivo, são desenvolvidas diversas ações para a formação científica dos estudantes, como o Concurso de Redação, a Maratona do Conhecimento e Concurso de Curtas-metragens. “As escolas se transformam em espaços interativos por meio da criação de Clubes de Ciências, grupos de alunos para estudos, experimentos e realização de projetos científicos. Há também dois eventos anuais, a Escola Preparatória para Futuros Cientistas, onde os alunos participam de palestras, oficinas, minicursos e desafios, e o Encontro Regional de Futuros Cientistas, que é uma ação do final do ano que funciona como uma Feira de Ciências, contando com apresentações e premiações dos projetos e concursos”, acrescentou.

Fábio de Lima também revelou que Capão Bonito é sempre um dos destaques do Programa Futuro Cientista, devido à aplicação e a dedicação dos alunos, dos professores e dos colaboradores da iniciativa. “Os alunos capão-bonitenses sempre ganham prêmios, pelos trabalhos realizados durante o ano letivo. Os estudantes são esforçados, eles entendem que a Educação é essencial para construir um futuro de sucesso”, concluiu.

Os resultados do último Encontro Regional de Futuros Cientistas, realizado em dezembro do ano passado, comprovam a explanação do coordenador, com as conquistas de primeira colocação em diversas categorias.

O principal destaque capão-bonitense foi na categoria “Concurso de Redação”, onde quatro alunos do município atingiram a nota 10, sendo eles: Jeniffer Sayuri de Oliveira, Stephany Rodrigues, Camila Lima Araújo e Bernardo Pereira, que também somou o título da melhor redação entre todos os alunos do Programa Futuro Cientista.

Na categoria “Maratona do Conhecimento”, em que os alunos realizaram provas preparatórias para o Enem e demais vestibulares, a aluna Larissa Rafaela foi a primeira colocada no ranking geral. Outros destaques foram os alunos Romulo Vaz Gomes, Maria Vitória Gomes, Geulle Beatriz e Joab da Cruz Araujo, que também ficarem entre os melhores colocados e receberam notas referenciais.

Já na “Maratona do Conhecimento – O melhor do Ensino Médio”, o estudante Bryan Rodrigues também foi o primeiro colocado no ranking geral.

O professor e supervisor do Programa Futuro Cientista em Capão Bonito, Alyson Bruno Pinheiro, ressaltou a importância do projeto para a educação Municipal. “Os trabalhos vem gerando produtividade e excelentes resultados. Os estudantes participam de todas as etapas C e desenvolvem, durante o ano letivo, diversos projetos científicos e trabalhos relacionados à iniciação científica. O Programa Futuro Cientista é um suporte para o ingresso de nossos alunos à Universidade”, finalizou.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também