Capão Bonito, 18 de julho de 2024

Personagens

Ex-prefeito Oscar Kurtz é homenageado na Assembleia Legislativa

Personagens

Ex-prefeito Oscar Kurtz é homenageado na Assembleia Legislativa

Ex-prefeito, representado pela família, recebeu a “Medalha da Constituição 2018”

O ex-prefeito de Capão Bonito, Oscar Kurtz Camargo (in memorian) foi homenageado com a “Medalha da Constituição 2018”, em comemoração ao 86º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), no último dia 02 de agosto.

Oscar Kurtz lutou na Revolução de 32 na região de Queluz e foi o primeiro a receber a Medalha da Constituição in memorian e também único ex-combatente condecorado em 2018. A família, representada pela filha Nícia Barreto Kurtz e pelo neto Gilson Kurtz, recebeu a medalha, que é a maior honraria da ALESP. O vice-prefeito Célio de Melo também participou da solenidade representando o município de Capão Bonito.

No evento, 27 pessoas foram condecoradas com a Medalha da Constituição 2018, criada em 1962 com a finalidade de premiar todos que participaram direta ou indiretamente da Revolução de 9 de julho de 1932.

O idealizador do evento, deputado estadual Coronel telhada explicou a importância da premiação. “Os civis e militares estiveram presentes para lembrar dos heróis que se sacrificaram. Essa integração é importante, só seremos fortes se continuarmos unidos”, afirmou.

Além das medalhas, o evento contou com a apresentação de atores, com a encenação “Revolução de 1932”. A Banda da Polícia Militar também esteve presente e tocou o Hino Nacional Brasileiro.

A família de Oscar Kurtz declarou-se lisonjeada pela homenagem recebida, conforme revelou a filha Nícia. “Pela primeira vez a Assembleia Legislativa abriu exceção e condecorou um ex-combatente de maneira póstuma. Foi o resgate de uma história de bravismo e heroísmo, que nós da família já conhecíamos, mas que para muitos pareciam obras de ficção. Agora nos orgulhamos ainda mais dos feitos do meu saudoso pai, que foi um homem a frente de seu tempo e que ainda hoje é vanguarda”, ressaltou.

Biografia

Oscar Kurtz Camargo nasceu na cidade de Santa Izabel, no Vale do Paraíba, em 05 de fevereiro de 1916. Logo que chegou a Capão Bonito, na década de 40, começou a se destacar pela inovação e pioneirismo.

Tornou-se interventor de Capão Bonito – prefeito da época que era nomeado pelo governador -, substituindo o ex-prefeito Virgílio Lírio de Almeida.

Casado com Áurea Barreto, Oscar Kurtz não se quietava e queria sempre criar e inovar. Foi ele quem trouxe a primeira motocicleta, e foi o primeiro da cidade a pilotar um avião, entre outras inovações.

Oscar foi um autodidata, adorava ler e se debruçava em livros sobre os assuntos que o envolvia no momento. Para pilotar um avião, ele leu dezenas de livros e revistas e aplicava as técnicas corretamente na prática.

As inovações de Oscar também atingiram o setor de comunicação. Foi ele que trouxe o primeiro transmissor de TV, realizando o sonho de milhares de capão-bonitenses de assistir a tão propagada telinha. Seguindo os passos do pai, que era engenheiro, ele também estudou, por conta própria, engenharia eletroeletrônica. Com isso, ganhou fama montando vitrolas até para empresas estrangeiras.

Como político, teve um dos melhores currículos de Capão Bonito. Assumiu a prefeitura pela primeira vez em 1945, depois em 1952 a 1956, e pela terceira vez entre 1963 a 1968, mesmo ano de seu falecimento.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Veja também